Fale Conosco



> Dicionário CER (Condomínio/Empresarial/Residencial)



Definições e Tipo de Cobertura.


Termos mais usados:

Acidentes Pessoais: Esta cobertura garante, até o Limita Máximo de Responsabilidade indicado na apólice, a indenização resultante dos seguintes eventos ocorridos com o próprio Segurado, seu cônjuge, seus filhos menores, familiares que dele dependam economicamente e com ele residam em caráter permanente e desde que indicado na proposta de seguro, sus empregados devidamente registrados:
  1. Falecimento decorrente de Acidentes Pessoais, ou
  2. Invalidez permanente decorrente de Acidentes Pessoais.
Anúncios Luminosos: Esta garantia cobre as perdas e danos materiais causados aos Anúncios Luminosos (anúncios, letreiros e painéis) existentes no endereço do estabelecimento segurado, por quaisquer acidentes decorrentes de causa externa.

Aviso de Sinistro: Em caso de sinistro coberto pela apólice, o segurado, sob pena de perder direito à indenização, obriga-se a, logo que do mesmo tenha conhecimento:
  1. Dar ciência imediata à Seguradora, preservando o local sinistrado para a competente vistoria e avaliação dos prejuízos.
Bens Não Compreendidos no Seguro: Não estão cobertos os danos causados em rolamentos, engrenagens, buchas, eixos e outros componentes do aparelho e/ou equipamentos não suscetíveis a danos elétricos, bem como mão-de-obra aplicada na reparação dos referidos componentes, mesmo que em conseqüência de evento coberto.

Beneficiário: É a pessoa física ou jurídica designada pelo Segurado na apólice para receber a indenização, porventura devida, no caso da ocorrência do evento coberto (sinistro).

Bilhete de Seguro: Documento ou certificado emitido pela Seguradora em simplificação da apólice, no qual constam os dados principais da apólice contratada.

Capital Segurado: Termo utilizado para definir o valor do seguro a ser pago pela Seguradora no caso de sinistro coberto na Cobertura de acidentes pessoais.

Cláusula de Rateio: Cláusula que estipula a participação proporcional do Segurado em caso de sinistro, sempre que a Importância Segurada for menor que o Valor em Risco ou segundo os limites estabelecidos nas Condições da Apólice.

Condomínio Segurado: Para fins desse seguro, Condomínio Segurado é a organização dos proprietários das unidades autônomas que compõem o Imóvel Segurado.

Danos Elétricos: Garante a indenização das perdas e danos causados a fios, enrolamentos, lâmpadas, válvulas, chaves, circuitos e aparelhos elétricos pelo calor gerado acidentalmente por eletricidade.

Danos Pessoais: Lesões, invalidez ou morte provocadas por sinistro coberto pelo seguro.

Depreciação: É a perda progressiva de valor de bens, móveis ou imóveis, pelo seu uso, idade e estado de conservação.

Derrame D'água ou SPRINKLERS: Garante a perda e danos materiais causados aos bens do segurado diretamente por infiltração ou derrame de água ou outra substância líquida contida em instalações de chuveiros automáticos (SPRINKLERS) decorrentes de eventos de causa acidental, entendido como acidente, a avaria, perda ou dano material de origem súbita, imprevista e acidental. A expressão "instalação de chuveiros automáticos (SPRINKLERS)" abrange exclusivamente cabeças de chuveiros automátcos, encanamentos, válvulas, acessórios, tanques, bombas dos chuveiros e toda canalização da instalação particular de proteção contra incêndio, inerente e formando parte das instalações de chuveiros automátcos (SPRINKLERS), ficando excluídos de tais instalações os hidrantes, as bocas de incêndio e qualquer outra instalação de saída de água conectada ao sistema, salvo se tais instalações se encontrarem especificamente incluídas no seguro, mediante estipulação expressa na apólice.

Desmoronamento: Danos diretamente causados por desmoronamento total ou parcial do estabelecimento segurado, decorrente de qualquer causa, exceto por incêndio, queda de raio, explosão, terremoto e maremoto;

Equipamentos eletro/eletrônicos:Esta cobertura garante perdas e danos materiais decorrentes de acidente de origem súbita e imprevista sofridos por equipamentos eletro/eletrônicos, regularmente existentes no endereço da residência segurada e devidamente relacionados no contrato de seguro, tais como: aparelhos fotográficos e cinematográficos, instrumentos musicais, aparelhos de som, máquinas de escrever e calcular, televisores, videocassetes, microcomputadores e toda configuração a eles relacionadas, portões e porteiros eletrônicos, motores e componentes eletro/eletrônicos de piscinas e saunas, sistemas de iluminação e eletrodomésticos em geral, em plenas condições de funcionamento, ligados ou desligados, inclusive quando em desmontagem e montagem para fins de limpeza, revisão e translado, dentro do endereço da residência segurada.

Equipamentos Estacionários: Máquinas e equipamentos industriais, comerciais e agrícolas, de tipo fixo, quando instalados para operação permanente no endereço do estabelecimento segurado.

Equipamentos Móveis: Equipamentos de nivelamento, escavação e compactação de terra, concretagem e asfaltamento, estaqueamento, britagem, solda, sucção e recalque, compressores, geradores, guinchos, guindastes, empilhadeiras, equipamentos agrícolas, veículos "DART" (caminhão basculante especial tipo pesado, fabricadas pela KW - DART Truck CO, USA) e outros de características semelhantes.

Estipulante: É a pessoa física ou jurídica que contrata um seguro por conta de terceiros (Segurado). Nos seguros facultativos o estipulante é mandatório do Segurado.

Fumaça: Apenas a que provenha de desarranjo imprevisível, repentino e extraordinário no funcionamento de qualquer aparelho que seja parte integrante da instalação de calefação, aquecimento ou cozinha e somente quando tal aparelho estiver conectado a uma chaminé por cano condutor de fumaça.

Furto Qualificado: Aquele cometido mediante arrombamento ou utilização de chaves falsas ou semelhantes, desde que tenham sido deixados vestígios materiais inequívocos ou tenham sido constatados por inquérito policial.

Furto Simples:Subtração para si ou para outrem de coisa alheia móvel, sem a ocorrência das características que caracterizam o Furto Qualificado. Não encontram cobertura os crimes de apropriação indébita, estelionato e outros assemelhados.

Garagem Rotativa: Entendida com sendo a Garagem do Condomínio, sob administração de empresa terceirizada ou mesmo pela empresa responsável pela administração do Hotel Residência ou Flat, sendo necessária a presença, durante o período de operação, de manobrista habilitado, além de controle de permanência de veículos, através de emissão de tíquetes com registro dos horários de entrada e saída, por meio de sistema mecânico ou informatizado. Não há cobertura neste seguro para condomínios cuja atividade principal seja a de garagem rotativa ou edifício garagem.

Hotel Residência ou Flat: Entende-se como Hotel Residência ou Flat o condomínio residencial cujas unidades autônomas se encontram em regime de locação temporária, sob administração de empresa constituída e legalmente registrada para tal. Poderão estar sob a responsabilidade da administradora os seguintes setores do condomínio: bares e restaurantes, locais para recreação e práticas esportivas, saunas, piscinas e garagem.

Imóvel de Uso Comercial - Condomínio Comercial: Para fins deste seguro, considera-se Imóvel de Uso Comercial aquele em que mais de 15% da sua área útil total destinam-se a fins comerciais. Não há cobertura para Shopping Center.

Imóvel de Uso Misto - Condomínio Misto: Para fins deste seguro, considera-se Imóvel de Uso Misto aquele em que a parte destinada a uso comercial não exceda a 15% da área útil total do Imóvel.

Imóvel de Uso Residencial - Condomínio Residencial: Para fins deste seguro, considera-se Imóvel de Uso Residencial aquele que em todas as unidades autônomas destinam-se a fins exclusivamente residenciais.

Impacto de Veículos: Garante a indenização das perdas e danos causados aos bens segurados por colisão de veículos terrestres com tração própria.

IRB (Instituto de Resseguros do Brasil): É o órgão responsávelpor assumir os excedentes de capacidade das Companhias de Seguros. Também denominado como IRB Brasil Resseguros S.A.

Modalidade: É a subdivisão do ramo de seguros, ou seja, são os ramos específicos para os quais são aplicadas certas condiçõs e regras tarifáricas.

Moldes e Matrizes: Esta garantia cobre os prejuízos causados a plantas, modelos, moldes e matrizes, de projeto ou bens que estejam em linha de produção ou fabricação e dentro do estabelecimento segurado, decorrentes de incêndio, queda de raio exclusivamente dentro do local segurado e explosão de qualquer causa.

Pagamento de aluguel a terceiros: Garante ao Segurado o valor dos aluguéis que ele terá que pagar a terceiros se for compelido a alugar outra residência para nela se instalar por não poder ocupar, no todo ou em parte, o seu imóvel em decorrência de todos aqueles eventos que forem reconhecidos na cobertura Incêndio.

Participação Obrigatória do Segurado: O Segurado terá participação, em cada sinistro, na quantia indicada na especificação da apólice.

Patrimônio: É a expressão que designa o conjunto de valores econômicos representativos de direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica.

Perda de aluguel: Garante ao proprietário do imóvel o aluguel que a residência deixar de render por não poder ser ocupado no todo ou em parte, em virtude de ter sido danificada em decorrência de todos aqueles eventos que forem reconhecidos na cobertura Incêndio.

Período Indenitário: É o período determinado durante o qual a Seguradora remmbolsará determinadas despesas.

Portões Automáticos: Garante a indenização de danos decorrentes da Responsabilidade Civil do Condomínio, causados por portões automáticos, abrangendo também os danos ao portão automático.

Prêmio: É o valor pago pelo Segurado para o segurador, para que que este assuma a responsabilidade por um determinado risco, o qual pagará uma indenização em virtude de sua ocorrência.

Primeiro Risco Absoluto: É o tipo de contratação de seguro em que a Seguradora responde pelos prejuízos cobertos realmente verificados, até o limite máximo da Importância Segurada.

Pró-Rata: Tabela expressa em quantidade de dias, utilizada para cálculo de devolução de prêmio ou cobrança de prêmio adicional que leva em consideração o tempo a decorrer até o término de vigência do seguro.

Queda de Aeronave: Todo engenho aéreo ou espacial ou qualquer de suas partes.

Ramo: É a denominação das subdivisões dos seguros. Por exemplo: Incêndios, Vidros, Roubo, Responsabilidade Civil, etc.

Regulação de Sinistro: É o processo de apuração dos prejuízos e demais elementos que influem no cálculo da indenização devida ao Segurado e no direito do mesmo à essa indenização.

Residência Segurada: Para fins deste seguro, entende-se por residência segurada o imóvel de uso exclusivamente residencial, compreendendo o prédio propriamente dito, seus anexos, tais como: muros, cercas, garagens, edículas, churrasqueiras, antenas, instalações de força, luz, água e partes integrantes de suas construções, assim como seu conteúdo, composto de maquinismos, móveis, utensílios, equipamentos e instalações. Quando o prédio estiver instalado em unidade autônoma de condomínio, este seguro abrangerá inclusive suas partes comuns, na proposição de sua cota parte.

Responsabilidade Civil - Condomínios: Esta cobertura tem por objetivo reembolsar o Segurado, até o limte máximo de responsabilidade indicado na apólice, das quantias pelas quais vier a ser obrigado a pagar em virtude de sua responsabilidade civil, reconhecida por setença judicial transitada em julgado, ou mediante acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, por danos invonluntários, Corporais e/ou Materiais causados a terceiros, ocorridos durante a vigência deste contrato e relacionados com a existência, conservação e uso do imóvel especificado no Contrato.

Responsabilidade Civil - Empresa: Esta cobertura por objetivo reembolsar o Segurado, até o limte máximo de responsabilidade indicado na apólice, das quantias pelas quais vier a ser obrigado a pagar em virtude de sua responsabilidade civil, reconhecida por setença judicial transitada em julgado, ou mediante acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, por danos invonluntários, Corporais e/ou Materiais causados a terceiros, decorrentes de acidente ocorrido no interior do Imóvel Segurado e resultante exclusivamente da atividade comercial e/ou industrial exercida no mesmo. Não estão cobertas os danos decorrentes de:
  1. Obras de ampliação, demolição e manutenção extraordinária do Imóvel Segurado.
  2. poluição, contaminação ou vazamento, salvo se decorrentes de fato súbito, imprevisível e não intencional ocorrido durante a vigência da apólice.
Responsabilidade Civil - Guarda de Veículos de Terceiros: Esta cobertura tem por objetivo reembolsar o Segurado, até o limite máximo de responsabilidade indicado na apólice das quantias pelas quais vier a ser obrigado a pagar em virtude de sua responsabilidade civil, reconhecida por setença judicial transitada em julgado, ou mediante acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, por danos materiais involuntários causados a veículos de terceiros, sob sua guarda e custódia nas dependências do condomínio e decorrentes dos seguintes eventos cobertos:
  1. Cobertura Parcial: Incêndio, Roubo e Furto Qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo.
  2. Cobertura Compreensiva: garantindo, os riscos previstos na Cobertura Parcial indicada na alínea "1" acima, e também os riscos de Colisão.
Responsabilidade Civil - Síndicos: sta cobertura tem por objetivo reembolsar o Síndico, até o limite máximo de responsabilidade indicado na apólice, das quantias pelas quais vier a ser obrigado a pagar em virtude de sua responsabilidade civil, reconhecida por setença judicial transitada em julgado, ou mediante acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, por danos involuntários, Corporais e/ou Materiais causados a terceiros, ocorridos durante a vigência deste contrato e em decorrência do descumprimento de obrigações funcionais, negligências, erros ou omissões por ele cometidas no escrito exercício de suas funções e dos quais resultem danos aos condôminos ou a terceiros.

Responsabilidade Civil Familiar: Garante ao Segurado, até o Limite Máximo de Responsabilidade, o reembolso das quantias pelas quais vier a ser obrigado a pagar em virtude da sua responsabilidade civil, reconhecida por sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos involuntários, corporais e/ou materiais causados a terceiros, ocorridos durante a vigência deste contrato:
  1. Pelo próprio Segurado, seu cônjuge ou seus filhos menores que estiverem sob seu poder ou companhia.
  2. Por seus empregados domésticos, quando a seu serviço.
  3. Pela queda ou lançamento de objetos do imóvel segurado.
  4. Por seus animais domésticos.
Responsabilidade Hotel:Esta cobertura garante danos involuntários materiais e/ou pessoais causados a terceiros e que decorram de:
  1. uso, conservação, letreiros, anúncios e vigilância do hotel;
  2. operações necessárias às atividades do segurado, praticadas no recinto do referido hotel;
  3. programação do departamento de relações públicas;
  4. fornecimento de comestíveis e bebidas no recinto do hotel.
Resseguro: É o mecanismo pela qual as seguradoras transferem parte dos riscos assumidos para o ressegurador. No caso brasileiro, ao Instituto de Resseguros do brasil - IRB.

Risco:É o evento incerto ou de data incerta, independente da vontade das partes contratantes, contra qual é feito o seguro. Por exemplo: Incêndio, roubo, etc.

Roubo: Aquele cometido mediante ameaça ou emprego de violência contra o segurado ou pessoas no local.

Roubo de Bens: Garante o pagamento de indenização por perdas e danos decorrentes de roubo e/ou furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, de bens de propriedade do condomínio existentes no local do risco descrito na apólice

Roubo de Bens de Condomínio: Garante a indenização das perdas e danos decorrentes de roubo e/ou furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, de bens privativos da unidade autônoma residencial habitual.

Salvado: Objeto que se consegue resgastar de um sinistro e que ainda possui valor econômico, que indenizados pela Seguradora, passam a ser de propriedade desta.

Seguro a Primeiro Risco Absoluto: O seguro será considerado a Primeiro Risco Absoluto na garantia de incêndio, sem aplicação de rateio, desde que, na ocasião do sinistro, a importância segurada do item a que pertence o objeto sinistrado represente no mínimo de 60% do respectivo valor em risco apurado. Se a importância segurada for inferior ao acima estabelecido, o segurado participará dos prejuízos correspondentes, proporcionalmente à diferença entre a importância segurada da apólice e 60% do valor em risco apurado na data do sinistro.

SPRINKLERS: Para efeito de cobertura do seguro abrange exclusivamente cabeças de chuveiros automáticos, encanamentos, válvulas, acessórios, tanques, bombas dos chuveiros e toda a canalização da instalação particular de proteção contra incêndio inerente e formando parte das instalações de chuveiros automáticos (sprinklers), ficando excluídos de tais instalações os hidrantes as bocas de incêndios e qualquer outra instalação de saída de água conectada ao sistema.

Sub-Rogação: Após receber qualquer indenização, o Segurado passa automaticamente para a Seguradora seus direitos de reaver despesas dos responsáveis por sinistros, se houver;

SUSEP (Superintendência de Seguros Privados): É o órgão de controle e fiscalização do mercado segurador brasileiro.

Valor em Risco (VR): É o valor do bem segurado existente tanto na data da contratação do seguro como na de ocorrência do sinistro, no seu estado de novo, deduzida a depreciação pelo uso, idade e o estado de conservação.

Vendaval: Vento de velocidade igual ou superior a 54 (cinqüenta e quatro) kilômetros por hora.

Vício Intrínseco: É a condição inerente e própria de certas coisas que as torna suscetíveis de se destruírem ou avariarem sem intervenções de qualquer causa externa;

Vida de Empregados Condomínios: Esta cobertura garante, até o Limite Máximo de Responsabilidade indicado na apólice, a indenização resultante dos seguintes eventos ocorridos com os funcionários do condomínio, quando no exercício de suas funções.
  1. Falecimento decorrente de Acidentes Pessoias ou
  2. Invalidez permanente, assim compreendida a perda, reduçao ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou órgão.
Vida de Empregados Residenciais: Esta cobertura garante o reembolso ao segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente em sentença judicial transitado em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, por perdas e danos referentes a acidentes a acidentes sofridos por empregados domésticos, desde que comprovado o vínculo empregatício através da carteira profissional ou contrato legal de trabalho, quanto à serviço do segurado ou a caminho deste.

Vidros: Garante indenização pela quebra de vidros instalados no local segurado, resultante de imprudência ou culpa de terceiros, ou de ato involuntário do Segurado e seus empregados, ou ainda resultantes da ação de calor artificial, de vendaval ou de chuva de granizo.



Um serviço oferecido pelo Portal dos Corretores de Seguros e Fenacor By Multisites
Direy Administradora e Corretora de Seguros Ltda
SCLN 303, bloco A, loja 021 - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70735-510
Tels: (61) 3326-6219 / 2080 - (61) 8134-0156
A Empresa Origem Serviços Produtos Cotação Online Seguradoras Dicionário de Seguros Fale Conosco Cadastre-se Contato Página Inicial