Fale Conosco



> Dicionário Auto



Definições e Tipo de Cobertura.


Termos mais usados:

Acessórios: Entende-se como acessório, original de fábrica ou não, apenas: rádios e toca-fitas, conjugados ou não; amplificadores; equalizadores; aparelhos transmissores e receptores de rádio, desde que fixados em caráter permanente no veículo segurado. Televisores somente são considerados e aceitos nas categorias õnibus e microônibus.

Acidente: É o evento de natureza súbita, involuntária e imprevisível que cause dano ao veículo segurado, o qual, em consequência, venha necessitar reparos ou reposição.

Acidente Pessoal: Evento súbito e involuntário, exclusivamente provocado por acidente de trânsito com o veículo segurado, com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física que, por si só, e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a morte ou invalidez permanente total ou parcial do Segurado.

Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Estão cobertas por esta garantia a morte ou invalidez permanente total ou parcial do motorista e dos passageiros do veículo segurado, estando os ocupantes no interior do mesmo, no momento do evento e desde que seja decorrente exclusivamente de acidente de trânsito.

Apólice: Documento que contém os dados do Segurado e do Veículo, coberturas e valores contratados, condições gerais e particulares que identificam o risco, assim como as modificações que se produzam durante a vigência do Seguro alteradas através de Endosso.

Avaria: Danos existentes no veículo antes da contratação do seguro ou antes de um acidente, constatado durante a vistoria realizada pela Seguradora,tais como, ferrugem amassamentos e riscos que não são cobertos pelo Seguro, os quais serão deduzidos em caso de sinistro.

Beneficiário: É a pessoa física ou jurídica nomeada pelo Segurado para ser o favorecido em caso de pagamento de indenização que seja devida pelo contrato de seguro.

Bônus: É um desconto aplicado na renovação da apólice dos clientes que não utilizaram o seguro durante a vigência anual. É pessoal e intransferível, podendo variar de 10% a 40%. ( O Bônus poderá ser utilizado inclusive oriundo de outras companhias seguradoras).

Carro Reserva: Em caso de primeiro sinistro, seja ele roubo, furto, incêndio ou colisão, a seguradora coloca um carro à disposição do segurado pelo prazo de quinze a trinta dias.

Carroceria: espaço destiando ao transporte da carga, acoplado à parte traseira do chassi do caminhão / pick-ups.

Carta Verde: É um seguro de responsabilidade civil obrigatório para veículos em viagens pelos países do mercosul (atualmente só Argentina e Uruguai).

Casco: É o automóvel propriamente dito, excluídos os acessórios e equipamentos adicionais.

Cobertura Compreensiva: Esta cobertura garante a indenização dos prejuízos causados ao Segurado em decorrência de acidente, incêndio, roubo ou furto do veículo do segurado e também as despesas de socorro e salvamento do veículo em consequência de riscos cobertos.

Cobertura de Incêndio, Roubo ou Furto: Esta cobertura garante a indenização dos prejuízos ocasionados ao veículo segurado somente decorrentes dos riscos de incêndio, explosão, queda de raio, roubo ou furto caracterizado pela remoção do veículo do local do delito e também das despesas de socorro e salvamento do veículo em consequência de riscos cobertos.

Condutor Habitual: Pessoa indicada na proposta como tal, cujas características determinam o cálculo do prêmio.

Corretor: É a pessoa física ou jurídica devidamente habilitada e registrada na Superintendência de Seguros Privados para intermediar e promover a realização de contratos de seguro entre os Segurados e as Seguradoras. A indicação do Corretor de Seguros é de responsabilidade do Segurado.

Dano: Todo prejuízo material ou pessoal sofrido por pessoa ou objeto segurado, causado por acidente, ação da natureza ou ato de terceiros.

Dano Estético: Todo e qualquer dano causado a pessoas, implicando em redução de beleza ou estética.

Dano Moral: Aquele que traz como consequência ofensa à honra, ao afeto, à liberdade, à profissão, ao respeito aos mortos, à psique, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida, sem necessidade de ocorrência de prejuízo econômico.

Danos Corporais: Lesão, incapacidade ou morte de pessoas.

Diárias por Indisponibilidade do Veículo Segurado: Garante ao Segurado o pagamento de até 15 ou 30 diárias por indisponibilidade do veículo segurado, decorrente de evento coberto pela(s) Cobertura(s) Básica(s) contratadas(s), não entendendo-se como tal aquele cujo orçamento de reparação ficar abaixo da franquia.

Endosso: Documento emitido pela seguradora e aprovado pelo segurado, que comprova alterações na apólice, como: aumento dos valores indenizatórios, inclusão de acessórios, troca de veículos, extensão de perímetro, correção de nome do segurado, endereço, chassi e placa do veículo emitidos erroneamente.

Equipamentos do veículo Segurado: Garante ao Segurado, até o limite da respectiva importância segurada, os equipamentos relacionados na proposta, que forem considerados parte integrante do veículo segurado, contra eventos cobertos pela(s) Garantia(s) Básica(s) Contratada(s) para o veículo. Ex.: Ar-Condicionado, Rodas de liga-leve, etc. O Segurado participará com uma franquia por evento, dos prejuízos indenizáveis, exceto no caso de Perda Total do veículo segurado.

Estipulante: É a pessoa ou entidade jurídica que contrata o seguro em nome do Segurado. Os seguros contratados através de Estipulantes são normalmente de grupos de pessoas que possuam algum tipo de vínculo entre si e com o próprio Estipulante. O seguro contratado individualmente não necessita de Estipulante.

Extensão de Perímetro: Não obstante o limite territorial determinado, estão cobertos por esta garantia, durante o prazo contratado, os prejuízos indenizáveis decorrentes dos eventos ocorridos, quando o veículo se encontrar em viagem por qualquer país que não o território nacional.

Ferimento: Refere-se a todo dano corporal de natureza grave sofrido pelo Segurado e/ou por qualquer um de seus acompanhamentes, que necessite de remoção hospitalar, causado por acidente no veículo que impossibilite o seu deslocamento por seus próprios meios.

Franquia: É o valor, estipulado na apólice, que determina o limite de isenção de qualquer responsabilidade de indenização por parte da Seguradora na ocorrência do sinistro. Quando o total dos prejuízos resultantes de um sinistro ultrapassar esse valor, a franquia será deduzida desse total, inclusive nos casos de roubo e furto de acessórios e/ou partes do veículos. A Franquia não será aplicada nos casos de sinistros cujo valor dos prejuízos indenizáveis seja consideado Perda Total para efeito de cálculo da indenização.

Franquia Normal (Obrigatória): É aquela em que o segurado participa do prejuízo, em caso de sinistro, com um valor estabelecido pela seguradora, previamente de acordo com o modelo do veículo. Franquia Reduzida: É aquela em que o segurado participa do prejuízo, em caso de sinistro, com um valor 50% menor do que aquele estabelecido pela seguradora como Franquia Normal, previamente de acordo com o modelo do veículo. Franquia Majorada: É aquela em que o segurado participa do prejuízo, em caso de sinistro, com um valor 100% maior do que aquele estabelecido pela seguradora como Franquia Normal, previamente de acordo com o modelo do veículo, em contrapartida o valor do prêmio a pagar será menor que os da franquia normal e o da reduzida. Indenização: É o valor que a Seguradora paga ao Segurado ou a seu Beneficiário, em decorrência de sinitistro coberto de acordo com as condições de seguro.

Importância segurada(IS): Valores estabelecidos na apólice para as coberturas sobre colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil, adicionas (acessórios do veículo), constituindo-se esse o limite máximo de responsabilidade da Seguradora em caso de sinistro.

Invalidez Permanente: Compreende a perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou órgão do(s) passageiro(s) do veículo acidentado ou de terceiro envolvido em acidente com o veículo segurado.

Local do Domínio: É o munícipo de domicílio do Segurado, constante no Cadastro. Para efeito do Serviço de Assistência, considera-se que o condutor do veículo e seus acompanhantes tem o mesmo domicílio do Segurado.

Notificação de Sinistro: É o documento que o segurado deverá preencher e enviar ao seu Corretor de Seguros ou à Seguradora, comunicando a ocorrência de um sinistro. Este formulário é entregue ao Segurado juntamente com o manual.

Oficina Credenciada: Oficinas particulares e concessionárias que prestam serviços a Seguradora.

Pane: É qualquer defeito de origem mecânica ou elétrica que se apresente no veículo que lhe impeça a locomoção pelos seus próprios meios, excluídos os casos de troca de pneus e de falha de combustível.

Perda total: Define-se perda total, a ocorrência de roubo / furto do veículo, e não for localizado em um período de 30 (trinta) dias ou, caso de acidente, quando o valor dos reparos do veículo for igual ou superior a 75% do valor médio no mercado ou do valor determinado na apólice.

Perfil do condutor: É uma modalidade vigente no mercado que algumas Companhia Seguradoras encontraram para beneficiar o segurado. Os descontos variam de acordo com as características específicas, como por exemplo, definição de sexo, idade, ter filhos entre determinada idade e se residem no mesmo endereço do segurado, se guarda em garagem e outros. Obs.: (A companhia seguradora pode se recusar a pagar a indenização caso seja feito um perfil irreal - art. 1.444 do cód. civil)

Prêmio: É o preço do seguro ou valor que o Segurado paga a Seguradora para que esta assuma os riscos cobertos pelo seguro, incluindo o imposto.

Pró-Rata: Tabela expressa em quantidade de dias, utilizada para cálculo de devolução de prêmio ou cobrança de prêmio adicional que leva em consideração o tempo a decorrer até o término de vigência do seguro.

Regulação de Sinistro: É o processo de apuração dos prejuízos e demais elementos que influem no cálculo da indenização devida ao Segurado e no direito do mesmo à essa indenização.

Responsabilidade Civil: Garantia que visa cobrir, até o valor do limite máximo de indenização pela qual o Segurado vier a ser responsável civilmente, em setença judicial transitada em julgado ou em acordo judicial autorizado de modo expresso pela Seguradora, por danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados a terceiros pelo veículo segurado, pela carga transportada ou por veículo regularmente rebocado.

Risco: É o fato ou acontecimento cuja ocorrência acarreta prejuízo ao Segurado.

Salvado : São quaisquer componentes, peças, partes e acessórios que restaram de um sinistro do veículo segurado, uma vez indenizados pela Seguradora, passam a ser de propriedade desta, por direito sub-rogatório.

Seguro: É um contrato entre o segurado e a seguradora, que tem por finalidade principal repor o bem discriminado na apólice ou repará-lo para que volte às mesmas condições em que estava, imediatamente antes de qualquer evento coberto.

Segurado: É a pessoa física ou jurídica em nome do qual o seguro está sendo contratado. O Segurado deve ser obrigatoriamente o proprietário do veículo

Seguradora: É a entidade emissora da apólice que, mediante a cobrança do prêmio, assume a cobertura dos riscos de acordo com as condições deste seguro para as coberturas contratadas pelo Segurado.

Sinistro: É o evento de natureza súbita, involuntária e imprevista, que cause prejuízo pecuniário ao Segurado, e que legalmente, obriga a Seguradora a indenizar.

Terceiro: É a pessoa, sem relação de parentesco ou dependência econômica, a quem, sem nenhuma inteção, o segurado causar prejuízos.

Valor de Novo: Valor monetário suficiente para aquisição de veículo 0km de idênticas caracteríticas àquele segurado/sinistrado.

Valor Determinado: Garantia que oferece, em caso de perda total ou construtiva do veículo segurado, a indenização pelo valor estipulado no ato da contratação, pelo segurado.

Valor médio de mercado: - É a média de pelo menos três cotações obtidas através de publicações especializadas e/ou agências de venda de veículos. O valor de qualquer acessório individualizado na Proposta deve ter fixado com base no seu preço de reposição por outro idêntico em estado de novo.

Veículo: É todo veículo automotor de passeio ou comercial leve, com peso líquido inferior a 3,5 ton., incluídos do tipo "pick-up" e excluídos os caminhões, que seja objeto de cobertura válida no ramo Automóveis.

Veículo "0km": Entende-se por veículo "0km" aquele cujo seguro for contratado até o 30º dia da data de emissão da nota fiscal, por revendedor autorizado.

Vigência: Prazo de duração do seguro.

Vistoria prévia: É a inspeção necessária para avaliar o bem a ser segurado, antes da contratação do seguro ou da inclusão de alguma garantia.



Um serviço oferecido pelo Portal dos Corretores de Seguros e Fenacor By Multisites
Direy Administradora e Corretora de Seguros Ltda
SCLN 303, bloco A, loja 021 - Asa Norte - Brasília/DF - CEP: 70735-510
Tels: (61) 3326-6219 / 2080 - (61) 8134-0156
A Empresa Origem Serviços Produtos Cotação Online Seguradoras Dicionário de Seguros Fale Conosco Cadastre-se Contato Página Inicial